22 de janeiro de 2009

a verdade da máscara

No documentário inspirador "Pan-Cinema Permanente", de Carlos Nader, Waly Salomão grita, turbilhonante: “Chega de papo furado de que o sonho acabou. A vida é sonho!” Me lembrei da frase de Shakespeare: “We are such stuff as dreams are made on” (Somos feitos do mesmo material de que são feitos os sonhos). Waly, dono de uma "espontaneidade construída”, segundo Antonio Cicero, defendia com versos e veemência a verdade da representação. No lugar da transparência, Waly preferia a “opacidade da máscara” e no filme declara: "Não preciso de verdades. Para viver, você precisa de mentiras". Mentira aqui talvez seja sinônimo de verdade vivida, algo singular, que aparece à medida que cada pessoa cria a si mesma. Waly parece irmão espiritual do dramaturgo Pirandello, para quem a verdade não é algo que existe por si , que antecede sua própria construção. Nesse sentido, somos todos verdadeiros mentirosos, desempenhando os papéis que nós mesmos inventamos. As verdades são infindáveis e múltiplas. "Pan-Cinema Permanente". Lúcida delícia. Retrato preciso de um artista desmedido e dedicado à farsa divina da existência.

Amante da Algazarra

"Não sou eu quemcoices ferradurados no ar. / É esta estranha criatura que fez de mim seu encosto. / É ela!!! / Todo mundo sabe, sou uma lisa flor de pessoa, / Sem espinho de roseira nem áspera lixa de folha de figueira. / Esta amante da balbúrdia cavalga encostada ao meu sóbrio ombro / Vixe!!! / Enquanto caminho a , pedestreperegrino atônito até a morte. / Sem motivo nenhum de pranto ou angústia rouca ou desalento: Não sou eu quemcoices ferradurados no ar. / É esta estranha criatura que fez de mim seu encosto E se apossou do estojo de minha figura e dela expeliu o estofo. / Quem corre desabrida / Sem ceder a concha do ouvido / A ninguém que dela discorde / É esta / Selvagem sombra acavalada que faz versos como quem morde. "

Waly Salomão

2 comentários:

Laura Taves disse...

Viva Waly! Maravilhoso! Viva vocês com esse blog lindo, cheio de inspiração! beijos

sobre nós disse...

Oi Laura! Que bom que você gostou! Felicidade redobrada saber disso. Beijo grande