12 de maio de 2008

conversa boa

Mostramos para as crianças os rabiscos e rascunhos que deram origem ao livro, falando das nossas escolhas na composição das páginas. A conversa fez a gente olhar o livro com sentimentos emprestados. A idade das crianças variava dos 4 aos 10, mas a curiosidade era a mesma. Nunca vimos debate tão animado. As crianças não perguntaram muitas coisas para a gente, como conversaram entre si sobre suas dúvidas.

Os menores queriam saber onde fada foi parar, como “conseguimos fazer aquelas letras desenhadas”, “por que os pais perguntaram tantas coisas para fada?”, “por que ela sorria quando voltou?”. Teve um aluno do 3° ano que quis saber como fada "desafiou a lei da gravidade" e "como ela estava sozinha no espaço se lá tem as estrelas, os planetas, os astronautas, os asteróides e o buraco negro". Um dos alunos respondeu por mim "ah, isso é porque ela é fada." Ufa!

Os maiores nos contaram suas impressões: “Ela foi parar num planeta silenciosoou “Adorei quando eu descobri que naquela página com muitas fadas, é na verdade uma só fada que vai diminuindo”. Para nós o sentido de qualquer livro ilustrado é justamente este, convidar o leitor a interagir ou jogar com a imagem e o texto para então descobrir ali o sentido. Foi muito gostoso ver como cada criança se relacionou com a história, tornando-a sua.

Muito obrigada a Leda, Isabela, Aline e Marcela (que tirou as fotos acima) pelo convite e recepção deliciosa! Também queremos agradecer a nossa amiga Tati Altberg que filmou esses encontros inesquecíveis. Sábado tem mais! Vamos fazer uma leitura musical na Festa da Família.

Nenhum comentário: