16 de setembro de 2007

feito em casa

Tudo começou com a idéia de fazer alguns exemplares encadernados à mão, para dar de presente aos amigos. Depois surgiu a vontade de multiplicar não só as páginas como o número de livros. Quem sabe 50, 60... ah vamos fazer logo 100! Nossa, mas isso significa imprimir mais de 2700 páginas em casa! A matemática estava ficando complicada. Como é impossível deter o impulso de um broto rompendo a casca, confiamos que a própria cria apontaria o caminho: imprimir o livro em gráfica. O projeto inicial mudou totalmente de cara. Ganhou mais espaço em branco para respirar. Os elementos essenciais começaram a saltar da página tomando o lugar de outros, que antes considerávamos importantes. Em alguns momentos, a imagem até se intrometeu no texto (ainda bem!), fazendo a gente eliminar frases ou criar novos versos. O último verso da história, por exemplo, foi inspirado na imagem da nuvem de fadas. Sem esse desenho, talvez não tivéssemos encontrado uma maneira de terminar. Foi aí que percebemos que a nossa intenção de pensar o livro como uma unidade texto/imagem estava realmente se concretizando.

3 comentários:

Unknown disse...

Que lindo a fada ter começado assim!!!

sobre nós disse...

marieta, o primeiro desenho da fada ficou colado no espelho do banheiro feito lembrete durante um ano. um belo dia ela resolveu levantar vôo...

Anônimo disse...

Fiquei pensando numa série de coisas ao ver as páginas do livro. Sobretudo que a imagem revela algo de novo, algo não previamente definido no texto. E o texto por sua vez não aponta para uma única imagem, deixa espaço para a ilustração também ser aberta. Fica mais interessante assim. Dá vontade de virar a página para ver o que está por vir.